sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

vermifugação em gatos: quando e como?


Os vermes são parasitas internos que infectam não só cães e gatos como também seres humanos. Existem parasitas específicos da nossa espécie e outros não, mas a transmissão tem papel muito importante, uma vez que alguns deles caracterizam zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os humanos).

Em filhotes, a mortalidade é alta devido à vulnerabilidade do animal e o grau de infestação. Em adultos, que são mais resistentes, a frequência de consequências sérias é menor, mas não menos importante. Considerando o fato de que os felinos se higienizarem através da lambedura, enterrarem suas fezes, comerem alimentos localizados no chão e nem sempre beberem água tratada, há uma grande chance de entrarem em contato com ovos de vermes. Uma vez ingeridos, os parasitas crescem no interior do intestino do gato, fazendo seu ciclo e acarretando várias consequências como emagrecimento, diminuição do crescimento (filhotes), anemia, fraqueza, vômitos, diarréria e aumento de volume abdominal.

Por isso, vermifugar seu animal em várias fases de sua vida é imprescindível. Filhotes recebem a primeira dose do remédio a partir dos 20 dias de idade, repetindo sempre uma segunda dose aos 40 dias. Se ainda estiver em contato com a mãe, ela também deverá receber uma dose junto com eles quando completarem 20 dias. Adultos de vida livre podem ser medicados a cada três meses, enquanto animais totalmente confinados, duas vezes por ano. Fêmeas prenhes podem e devem receber o medicamento ao final da gestação, impedindo assim a transmissão posterior aos filhotes. O ideal é a vermifugação antes da cruza. Lembrando aqui que nem todo o medicamento é indicado para gestação, por isso a prescrição deve ser feita pelo médico veterinário e é sempre bom averiguar a bula.

Importante saber que toda a medicação deve ser repetida a critério do médico veterinário, uma vez que eles eliminam somente os vermes adultos e não as larvas destes parasitas. Como os felinos tem fama de serem difíceis na ingestão de medicamento via oral, existem parte dessas drogas na forma injetável.

Podemos exemplificar uma zoonose comum e importante o chamado “bicho geográfico”, que nada mais é do que a larva de um verme intestinal do gato que quando em contato com a nossa pele faz lesões avermelhadas, inflamadas, semelhantes à queimaduras. Isso é comum na praia, quando estamos descalços, pois devido ao hábito dos gatos enterrarem suas fezes o contato direto se torna muito fácil.

Outro parasita importante é aquele transmitido pela pulga - não pela sua picada, mas pela ingestão acidental no ato da lambedura. O verme faz seu ciclo no intestino e, ao ser eliminado pelas fezes, pode causar coceira na região anal. É facilmente encontrado: parece um grão de arroz ou uma sementinha de pepino.

Não podemos deixar de lembrar que um exame parasitológico de fezes anterior à vermifugação é o ideal, já que os gatos não são só contaminados por vermes (as famosas lombrigas) como também por protozoários - como o toxoplasma (leia aqui) e a giárdia, por exemplo - ambos transmissíveis ao ser humano e de tratamento diferente das verminoses comuns.

As informações e sugestões de saúde e bem-estar para o seu bichinho contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento do Médico Veterinário de sua confiança. Somente este profissional é capacitado para diagnosticar e medicar seu bichinho de estimação.

2 comentários:

Unknown disse...

a gata mae tem q ser vermifugada junto com o filhote?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.